Curso de Produção Plena foi aprovado pela Câmara de Graduação em Junho de 2022

08/08/2022 13:08

Após uma série de discussões ao longo do último ano, a Comissão designada para elaborar o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do Curso de Engenharia de Produção Plena apresentou em fevereiro de 2022, o pedido de aprovação do novo curso.  No último mês, a Câmara de Graduação aprovou o PPC e, a partir do semestre 2023-1, os primeiros alunos do Curso de Produção Plena deverão ingressar na UFSC.

A UFSC ofertará 120 vagas no vestibular 2023 para o novo curso, sendo 60 vagas semestrais. Esse curso substituirá os três cursos atuais de Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Produção Elétrica e Engenharia de Produção Civil, que entraram em regime de extinção com a aprovação do novo curso – pois não mais ingressarão novos alunos a partir de 2023 (veja aqui informações sobre como ficam os cursos atuais).

O novo curso será oferecido na modalidade presencial e em turno Integral (matutino e vespertino) com acesso exclusivamente via Vestibular UFSC e SISU.

A implementação do novo curso

O novo curso com duração de 10 semestres será implementado gradualmente, semestre a semestre, a partir de 2023-1. Em 2025, será solicitado o reconhecimento do curso ao MEC com a primeira turma de formados prevista para 2027-2.

Além das competências tradicionais do Engenheiro de produção, o novo Projeto Político pedagógico prevê a integração de conhecimentos transversais e interdisciplinares relacionados com uma formação em ciência de dados, sustentabilidade e empreendedorismo, de forma a suprir as necessidades por este tipo de profissional no mercado.

A carga horária total do curso é 3.600 horas (4.320 horas-aulas), sendo que, deste total, estão previstas 1.410 horas de disciplinas obrigatórias, 180 horas em disciplinas práticas integradoras, 360 horas em disciplinas optativas, 1.335 horas em disciplinas optativas, e 335 horas em outros tipos de disciplinas, como: estágio, atividades complementares e projeto de final de curso.

A estrutura curricular do novo curso é apresentada, esquematicamente, na figura abaixo. Maiores detalhes podem ser encontrados no Projeto Pedagógico do Curso, disponível na integra (Projeto do Curso de Produção Plena).