ESTÁGIO CURRICULAR

Quais as modalidades de estágio?

Há duas modalidades de estágio: estágio obrigatório e não-obrigatório

O aluno deve fazer o estágio obrigatório, previsto para a 9a fase, para integralizar o seu currículo, com 30 ou 40 horas semanais

Ao longo do curso é também possível realizar estágios não-obrigatórios de 20 horas ou, para os alunos que tenham integralizado mais de 3.000 (três mil) horas em disciplinas obrigatórias, de até 30 horas por semana.

Onde posso ter acesso a informações sobre ofertas de estágios?

O Departamento de Integração Acadêmica e Profissional – DIP/PROGRAD, coordena as atividades de estágio junto aos órgãos internos e externos da UFSC e publica as ofertas de estágios na página da UFSC http://estagios.ufsc.br/.

A secretaria também envia e-mail com algumas ofertas de estágio e/ou publica essas ofertas na página do Curso e murais do departamento.

Como obter orientações sobre os procedimentos do estágio no curso?

Há orientações sobre os procedimentos de estágio na página https://deps.ufsc.br/estagio-curricular/

A Norma de Estágios do Curso de Engenharia de Produção está disponível no

https://deps.ufsc.br/files/2019/12/Anexo_Normas.pdf

Além disso, o site http://portal.estagios.ufsc.br/ disponibiliza informações gerais sobre estágio na UFSC.

Qual o período máximo de realização de estágio?

Para estágio não-obrigatório, o prazo máximo de qualquer contrato de estágio é de 6 meses (exemplo: início, 05/07/2021 e término, 04/01/2022). Contudo, o estágio pode ser renovado por um período de até 2 anos.

No caso do estágio obrigatório, o prazo de finalização não pode ser posterior ao último dia do semestre letivo em que se fez a matrícula na disciplina EPS7080. No entanto, o estágio obrigatório pode iniciar em período de férias inclusive, contanto que o aluno tenha realizado a matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção.

O estágio precisa ser registrado? Quem assina o contrato de estágio?

Todos os contratos de estágio são registrados, conforme exige a legislação federal. Na UFSC, o Termo de Contrato de Estágio (TCE), tanto de estágio obrigatório quanto não-obrigatório, é registrado no Sistema de Informação para Acompanhamento e Registro de Estágios – SIARE (https://siare.sistemas.ufsc.br/).

Após registrado, as várias vias dos contratos são assinadas pelo aluno, supervisor na empresa, representante da empresa e, por fim, pela Coordenadoria de Estágios do curso.

Onde acesso o SIARE? E em que caso o estudante não realiza o registro no SIARE?

O SIARE é acessado via internet, http://www.siare.ufsc.br/siare-estudante.

No caso de estágio obrigatório no exterior, o registro no SIARE não é feito pelo estudante. Neste caso, o aluno encaminha o termo de convênio simplificado devidamente assinado, anexando a apólice de seguro à Coordenadoria de estágios.

Que dados são necessários para preencher os campos no SIARE?

Serão necessários dados referentes ao aluno, à empresa e as atividades previstas durante o estágio. Antes de preencher o SIARE, revise as informações disponíveis na página: https://deps.ufsc.br/estagio-curricular/

O adequado preenchimento dos campos no SIARE evita que a documentação seja devolvida para que o aluno faça ajustes, e isso auxilia a reduzir o tempo de aprovação da documentação de estágio.

Quais erros mais frequentes no preenchimento de TCEs e RAENOS no SIARE que devem ser evitados?

Muitos TCEs e RAENOS são devolvidos aos alunos por erros no preenchimento da data final do contrato. Observem que, em estágios não obrigatórios, a duração do contrato não pode ser superior a 6 meses. Assim, para o cálculo dos seis meses adote o seguinte procedimento: acrescente 6 meses à data inicial e subtraia um dia. Por exemplo, se a data de início é 20/03/2023, a data final deve ser 19/09/2023. Lembre-se que em estágio obrigatório, a data de finalização do contrato pode ir até, no máximo, no último dia do semestre letivo em que se está cursando a disciplina EPS7080.

Nos RAENOS, na seção de “Relação Teoria-Prática”, também é preciso indicar os códigos das disciplinas e os nomes por extenso das mesmas.

Posso realizar estágio em qualquer empresa?

Não, somente em empresas (concedente ou ofertante do estágio) que possuam convênio com a UFSC. Você pode consultar se a empresa é conveniada na opção consultar convênios existentes no próprio SIARE, usando a razão social ou CNPJ da empresa.

Em caso de estágio no exterior, o termo de convênio e o contrato de estágio constam num mesmo documento.

Se a empresa onde quero realizar estágio não é conveniada ou o convênio está expirando, como procedo?

Neste caso, é preciso assinar ou renovar o convênio entre a UFSC e a concedente de estágio. Os Termos de Convênios são assinados pelos funcionários do DIP – Departamento de Integração Acadêmica e Profissional. A empresa deve acessar a página http://portal.estagios.ufsc.br/quer-oferecer-um-estagio/ onde constam todas as informações para que a empresa firme convênio para oferecer estágio a alunos da UFSC.

No caso do estágio ser intermediado por uma Organização Interveniente (Agente de integração), o que muda em relação aos procedimentos?

Para os estágios que são realizados com interveniência de um AGI (Agente de Integração) – como IEL, FEPESE, CIEE – o representante do AGI também precisa assinar o TCE. Em alguns casos, a AGI tem um modelo de contrato de estágio próprio, o que não dispensará o registro e o TCE gerado pelo SIARE. Assim, deve-se enviar, além do TCE aprovado pelo Coordenador via SIARE, os contratos de estágio no modelo exigido pela AGI para assinatura. A Coordenadoria de Estágios assinará a documentação somente após colhidas todas as demais assinaturas para, em seguida, arquivar uma via do TCE.

Após preenchido o TCE no SIARE, o que devo fazer?

Com base nas informações encaminhadas pelo aluno via SIARE, o Coordenador de Estágio analisará o pedido e o autorizará, ou solicitará correções se for o caso. Após autorizado, o aluno deverá encaminhar o Termo de Contrato de Estágio (TCE) – assinado pela Empresa (Supervisor e Representante), pelo Agente de Integração (AGI), quando houver, e pelo próprio aluno – para assinatura do Coordenador de Estágios. Uma cópia fica arquivada na Secretaria e as demais cópias são devolvidas ao aluno.

Qual o prazo para providenciar o TCE e coletar assinaturas?

Deve-se providenciar todas as assinaturas do TCE logo após a autorização do estágio pelo Coordenador, porque é isso que dá validade ao estágio.

Posso renovar o contrato de um estágio? Como fazer neste caso?

Sim. Isso deve ser feito via SIARE. Na página inicial, escolha a opção “Verificar Situação, Estágios em Andamento/ Não Concluídos”, e em seguida “Solicitar Termo Aditivo (outros)”.

Após a solicitação, a Coordenadoria de Estágio realizará uma análise para verificar se o aluno atende os pré-requisitos. Quando autorizado, o aluno deverá imprimir e providenciar as assinaturas e entregar na Coordenadoria para a assinatura do Coordenador de Estágios e registro no SIARE.

Há pré-requisitos para realizar estágio obrigatório?

O estágio obrigatório ou supervisionado é uma disciplina da 9a fase e, como outras disciplinas, tem pré-requisitos a serem cumpridos, os quais estão identificados no currículo do seu curso. Assim, só será autorizada matrícula na disciplina Estágio Curricular Obrigatório (EPS7080) para alunos que tiverem concluído 3.000 horas-aula de disciplinas obrigatórias (ou seja, não se considera as horas em disciplinas optativas), incluídas as disciplinas EPS5235 – Planejamento e Controle da Produção e EPS7021 – Planejamento e Projeto do Produto.

Não é autorizado estágio obrigatório para alunos que não cumpriram todos os pré-requisitos.

A matrícula em Estágio Obrigatório, na Disciplina EPS7080, é feita da mesma forma que a matrícula nas demais disciplinas?

Sim, na turma de seu curso (09212 – Produção Civil, 09213 – Produção Elétrica, e 09214 – Produção Mecânica). No entanto, a matrícula só será mantida mediante apresentação do contrato de estágio e programa de atividades devidamente assinados, nos prazos estabelecidos pela Coordenação de Estágio.

Quais disciplinas posso cursar no mesmo semestre em que estou realizando o Estágio Obrigatório (EPS7080?)

No caso de estágio de 30h semanais, o aluno poderá matricular-se no máximo em 6 (seis) créditos, além das disciplinas EPS 7032 (Monografia II) e EPS 7080. No caso de provável formando, o aluno poderá matricular-se em, no máximo, 10 (dez) créditos, além das disciplinas EPS7032 e EPS7040. E, no estágio de 40h semanais o aluno só poderá matricular-se nas disciplinas EPS7080 – Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção e EPS7032 – Monografia II, respeitando o Art. 10 §1o da Lei 11.788 de 25/11/2008. Observe as normas de estágio do seu curso, e lembre-se que a carga horária do estágio obrigatório pode ser de 30 ou 40 horas semanais.

Estou realizando estágio não obrigatório e irei continuar na mesma empresa para realizar o estágio obrigatório, como procedo?

Nesse caso, necessariamente deve ser finalizado, ou rescindido, o contrato do estágio não obrigatório, e gerado um novo TCE para o estágio obrigatório. Vale lembrar que o estágio obrigatório requer matrícula na disciplina EPS7080 – Estágio Supervisionado e a documentação deve ser providenciada logo que efetivada a matrícula na disciplina

Estou trabalhando em uma empresa com vínculo CLT, posso validar meu atual trabalho como estágio obrigatório?

O trabalho em uma empresa não pode ser validado como estágio obrigatório, mas não há problema em fazer o estágio enquanto trabalha como CLT na empresa. Nesse caso, a empresa precisa permitir que parte do seu tempo no trabalho seja dedicado às atividades previstas no seu plano de atividades de estágio, ainda que algumas sejam inerentes ao seu cargo. Além disso, você deve matricular-se na disciplina EPS7080 e providenciar o TCE via SIARE.

Quero interromper meu estágio antes do prazo previsto no contrato, como procedo?

Por meio do SIARE, você deve escolher a opção “Verificar Situação, Estágios em Andamento/ Não Concluídos” e, em seguida, a opção “Rescindir TCE”. Após a análise e aprovação pelo Coordenador de Estágios, você deverá imprimir a rescisão, providenciar as assinaturas e entregar na Coordenadoria de Estágios. Convém lembrar que, no caso de rescisão antes do prazo previsto, o aluno só deverá entregar o RAENO após o registro desta rescisão pela Coordenadoria de Estágios.

Ao finalizar o estágio, preciso tomar alguma providência?

Sim, em caso de estágio não-obrigatório, o aluno deve apresentar relatório de estágio não-obrigatório (RAENO) diretamente no SIARE, o qual será avaliado pelo coordenador de estágio. Após aprovado, o aluno deverá imprimir o RAENO, providenciar as assinaturas e entregar na à Coordenação para registro no SIARE e finalização do estágio.

A entrega do RAENO é obrigatória? Quando devo entregar o RAENO?

Sim, a entrega de RAENO é indispensável, pois corresponde à conclusão do estágio não obrigatório. Há várias consequências, no caso do aluno não entregar o RAENO ao finalizar seu estágio: i) não será autorizada a realização de qualquer outro estágio; ii) não é gerado Atestado de Matrícula; iii) o aluno não poderá colar grau – pois conforme a Resolução Normativa No 14/CUn/2011, Art. 27, § 3o : “A entrega dos relatórios finais de estágio não obrigatório deve ser considerada como uma das condições necessárias à colação de grau pelo aluno formando” Este documento é analisado e arquivado na Coordenadoria de Estágio.

O estudante deve entregar o RAENO sempre que finalizar seu estágio, mas pode se antecipar e enviar o RAENO um mês antes da data final do estágio, via SIARE.

Quais informações devem constar no RAENO?

Basicamente devem ser preenchidos os campos: i) “Atividades Desenvolvidas”, com um breve relato das atividades que você realizou na empresa; ii) “Relação Teoria-Prática”, indicando as disciplinas com as quais as atividades de estágio tiveram relação, com código e nome da disciplina; e, iii) “Importância do Estágio”, relatando o que você aprendeu e a importância do estágio para seu desenvolvimento profissional.

Há pré-requisitos para realizar estágio obrigatório?

O estágio obrigatório ou supervisionado é uma disciplina da 9a fase e, como outras disciplinas, tem pré-requisitos a serem cumpridos, os quais estão identificados no currículo do seu curso. Assim, só será autorizada matrícula na disciplina Estágio Curricular Obrigatório (EPS7080) para alunos que tiverem concluído 3.000 horas-aula de disciplinas obrigatórias (ou seja, não se considera as horas em disciplinas optativas), incluídas as disciplinas EPS5235 – Planejamento e Controle da Produção e EPS7021 – Planejamento e Projeto do Produto.

Não é autorizado estágio obrigatório para alunos que não cumpriram todos os pré-requisitos.

Quais disciplinas posso cursar no mesmo semestre em que estou realizando o Estágio Obrigatório (EPS7080?)

No caso de estágio de 30h semanais, o aluno poderá matricular-se no máximo em 6 (seis) créditos, além das disciplinas EPS 7032 (Monografia II) e EPS 7080. No caso de provável formando, o aluno poderá matricular-se em, no máximo, 10 (dez) créditos, além das disciplinas EPS7032 e EPS7040. E, no estágio de 40h semanais o aluno só poderá matricular-se nas disciplinas EPS7080 – Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção e EPS7032 – Monografia II, respeitando o Art. 10 §1o da Lei 11.788 de 25/11/2008. Observe as normas de estágio do seu curso, e lembre-se que a carga horária do estágio obrigatório pode ser de 30 ou 40 horas semanais.

No estágio obrigatório há relatórios a entregar?

Sim. Ao longo do semestre devem ser realizadas entregas de relatórios parciais e relatório final, os quais serão avaliados pelo professor orientador de estágio, pelo Coordenador de Estágio (que é o professor da disciplina EPS7080) e pelo supervisor na empresa. Essas informações são detalhadas no Plano de Ensino e no Moodle. Fique atento ao calendário das atividades da disciplina e às datas de entrega dos relatórios.

É possível realizar estágio no exterior durante intercâmbio?

Sim. Nesse caso, o aluno estará matriculado na disciplina Intercâmbio na UFSC (EPS7011- Programa de Intercâmbio I ou EPS7012-Programa de Intercâmbio II). Assim, o contrato de estágio será firmado entre a instituição anfitriã e a empresa no exterior.

Posso pedir validação do Estágio realizado no exterior como disciplina EPS 7080 – Estágio Curricular Obrigatório?

Sim, desde que você tenha realizado o estágio durante intercâmbio acadêmico, tenha sido registrado no seu histórico na universidade estrangeira e a carga horária do estágio realizado seja de, no mínimo, 255 horas efetivas.

Como procedo para pedir validação de estágio supervisionado realizado durante intercâmbio?

O aluno deve seguir as orientações do DAE – Departamento de Administração Escolar (https://dae.ufsc.br/), para solicitar abertura de processo e anexar a seguinte documentação: i) contrato de estágio e programa de atividades devidamente assinados; ii) histórico com a nota da disciplina estágio; iii) cópia do relatório final de estágio em língua portuguesa.

É possível realizar estágio no exterior sem estar afastado em intercâmbio?

Sim. Todo semestre vários alunos se afastam com o intuito de, exclusivamente, realizar o estágio no exterior. Nesse caso, o aluno deve matricular-se em estágio obrigatório e providenciar os termos de contrato e convênio simplificado, os quais são assinados pela UFSC e a empresa estrangeira, respeitando os mesmos prazos definidos para os alunos que realizam estágio no Brasil. Da mesma forma que o estágio realizado no Brasil, o aluno terá um professor orientador no Brasil e deverá realizar as atividades previstas no Plano de Ensino da disciplina EPS7080.