Estágio Curricular

Informações importante para pedido de estágio

  • O contrato de estágio não pode ser superior a seis meses. No entanto, ele pode ser renovado por Termo Aditivo várias vezes até um prazo máximo de 2 anos. Para o cálculo do período de seis meses use o seguinte procedimento: some 6 meses a data inicial e subtraia 1 dia. : Início 20/03/2023 e final 19/09/2023.
  • O estágio obrigatório precisa ser encerrado dentro do semestre letivo. Mesmo que o contrato não ultrapasse seis meses, o estágio obrigatório deve ser encerrado dentro do semestre letivo.
  • Pedido de estágio por alunos com menos de 3.000 horas de disciplinas obrigatórias. Os alunos não podem ter FI ou mais de 1 reprovação no semestre anterior ao pedido para que o pedido de estágio seja aceito.
  • Pedido de estágio não obrigatório por alunos com mais de 3.000 horas de disciplinas obrigatórias. Os alunos não podem ter FI ou mais de 2 reprovações no semestre anterior ao pedido para que o pedido de estágio seja aceito.
  • O registro de pedido de estágio (TCE) não pode ser retroativo a sua data de assinatura. O estágio não deve iniciar antes da assinatura do TCE.

 Cuidados no preenchimento do TCE:

  • Data de início e final do estágio: a data não pode ser retroativa e o estágio não pode ultrapassar o período de seis meses (veja as informações acima).
  • O campo “Local na concedente” deve apresentar o setor, divisão, departamento… onde será desenvolvido o estágio, e não o endereço da empresa.
  • O campo “Atividades”: no momento, estão sendo permitidos somente estágios não presenciais (Resolução de 21 de julho de 2020 da UFSC). É necessário acrescentar na descrição das atividades no TCE a seguinte declaração: “O estágio é não presencial e envolve as seguintes atividades: …”
  • O campo “Profissão” do supervisor na concedente deve apresentar a titulação de nível superior do supervisor, e não o nome do cargo que ele ocupa na empresa.
  • O orientador de estágio precisa ser um professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. No caso de um estágio não obrigatório, o aluno pode colocar o nome do Coordenador de Estágios como orientador.

Downloads:

Formulários – Entrega Final

Contato:

Prof. Rogério Feroldi Miorando – Coordenador de Estágios
DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas
Centro Tecnológico
Universidade Federal de Santa Catarina
Caixa Postal 476 – Campus Universitário – Trindade
Tel: +55 (48) 3721-7005
E-mail: producao.estagios@contato.ufsc.br