Ensino Remoto (Pandemia)

ENSINO REMOTO E CALENDÁRIO SUPLEMENTAR EXCEPCIONAL: O QUE MUDA?

As atividades de ensino estão sendo realizadas em regime de excepcionalidade e as atividades pedagógicas ocorrem desde setembro de 2020 de forma não presencial em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle, utilizando tecnologias de informação e comunicação.
No contexto do ensino remoto e enquanto durar o regime de excepcionalidade, mudanças nos procedimentos estão previstos nas Resoluções Normativas Nº 140/2020/CUn, de 21 de julho de 2020, Nº 141/2020/CUn, de 27 de julho de 2020, Nº 146/2020/CUn, de 1º de dezembro de 2020 e Nº 147/2020/CUn, de 22 de dezembro de 2020.

Planos de ensino das disciplinas
No início do período letivo, os professores deverão dar ciência aos alunos dos planos de ensino da disciplinas, os quais estarão disponíveis nas páginas dos respectivos Departamentos de Ensino.

Trancamento e cancelamento de disciplinas
Todos os estudantes, inclusive os da primeira fase, terão direito ao trancamento de matrícula do curso e/ou ao cancelamento de disciplinas, enquanto vigorar o Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional dos Cursos de Graduação.
Assim, cancelamento e trancamento da matrícula podem ser solicitados durante todo o semestre – período letivo. Existe ainda a possibilidade de não ficar matriculado em nenhuma disciplina e manter o vínculo com a UFSC com a matrícula na disciplina código ZZD2020, que será automaticamente incluído no espelho de matrícula para aqueles estudantes que cancelarem todas as disciplinas. Essa disciplina não exigirá pré-requisitos nem contará com número de créditos (a finalidade é a manutenção da matrícula do estudante na UFSC).
Para solicitar trancamento, envie e-mail para producao@contato.ufsc.br, anexando a Certidão Negativa de Débito online e informando quais semestres deseja trancar.

Prazo para integralização do curso e período máximo de trancamento
O ano letivo de 2020 não será considerado no cômputo do prazo máximo de integralização curricular. E, da mesma forma, o período de trancamento durante o regime de excepcionalidade não será computado no limite máximo de 4 (quatro) semestres.

Carga horária mínima
Durante o Calendário Suplementar Excepcional, os estudantes serão dispensados da realização de carga horária total mínima semestral do curso, sem nenhum prejuízo.

Intercâmbio
É permitida a ampliação, de dois para quatro semestres, do período de intercâmbio de graduação, por meio da reapresentação do plano de atividades à Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e à Coordenadoria do Curso.

Estágio Curricular

A assinatura do Coordenador de Estágios na documentação de estágio, deve ser solicitada usando o AssinaUFSC, o que pode ser feito: i) gerando um link dos documentos no AssinaUFSC e enviando esse link para o e-mail producao.estagios@contato.ufsc.br; ou, ii) compartilhando o arquivo diretamente via AssinaUFSC, enviando para Javier Gutierrez Castro. Não envie documentos anexados em e-mail.

As assinaturas podem ser feitas a mão própria ou usando o AssinaUFSC ou sistemas de assinaturas – tais como Clicksign, SigNow, etc. Em último caso, o Coordenador de Estágios pode assinar por esses outros sistemas, mas o link da página somente deve ser encaminhado ao Coordenador, após coletadas todas as demais assinaturas.

De acordo com a Resolução No 140/2020/CUn de 21 de julho de 2020, durante o período da pandemia, somente são permitidos estágios não presenciais. Assim, ao preencher o TCE no SIARE acrescente no campo “Atividades” a seguinte declaração, antes de listar as atividades previstas: “O estágio é não presencial e envolve as seguintes atividades:”

Para estágios não-obrigatórios de 30 horas, o aluno está dispensado de cumprir as 3.000 horas em disciplinas obrigatórias. Todos os demais requisitos para a realização desse tipo de estágio continuam em vigor. Não há qualquer alteração para o caso de estágio obrigatório.

Bolsas e auxílios
Os estudantes não poderão ser prejudicados nos editais e no recebimento de bolsas e auxílios oferecidos pela UFSC em função do uso da carga horária mínima, desde que a carga horária igual ou maior que a mínima requerida no edital na matrícula de março de 2020.

Disciplinas práticas ou teórico-práticas
A menção “P” lançada no ano de 2020 estará devidamente justificada em razão da pandemia e será válida para quaisquer disciplinas, podendo ser usufruída enquanto durarem os efeitos do Calendário Suplementar Excepcional.

ASSINATURA ELETRÔNICA DO ESTUDANTE
Para assinar documentos de estágio, monografia ou de outras solicitações no âmbito da UFSC, os alunos devem solicitar assinatura eletrônica.
O procedimento para obter assinatura eletrônica é descrito em página do Portal de Serviços Digitais.

ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
A equipe da coordenação está atendendo por meio eletrônico, dada a suspensão do atendimento presencial conforme Portaria No. 379/2020/GR. Os canais de comunicação diretos da Coordenação à disposição dos estudantes são:

Lembramos que há na página do EPS informações relacionadas às dúvidas mais frequentes. Consultem em: https://deps.ufsc.br/perguntas-frequentes/

APOIO PSICOLÓGICO AO ESTUDANTE
Ciente das dificuldades do momento que enfrentamos, a equipe da coordenação orienta aos alunos a buscarem apoio psicológico junto aos profissionais de psicologia, em caso de necessidade. Esse serviço é oferecido aos alunos, servidores e comunidade externa e o atendimento pode ser feita através do e-mail do serviço (sapsi@contato.ufsc.br).
Mais informações, consulte a página do Serviço de Atenção Psicológica.