MONOGRAFIA

Em que período do curso deve ser desenvolvida a Monografia?

O desenvolvimento da monografia é realizado durante as disciplinas EPS7031 Monografia I e EPS7032 Monografia II. A disciplina Monografia I está prevista para a 8ª fase do curso e requer a integralização de 2.900 horas como pré-requisito. Monografia II, por sua vez, é cursada na 10ª fase e tem como pré-requisito a disciplina Monografia I.

Posso realizar a disciplina EPS7040 – Estágio Supervisionado em Engenharia de Produção junto com a EPS7032 – Monografia II?
No caso de estágio de 30h semanais, o aluno poderá matricular-se no máximo em 06 (seis) créditos, além da disciplina EPS7032. Para estágios de 40h semanais o aluno só terá autorizada a matrícula na disciplina EPS 7032 – Monografia II, além da EPS7040, respeitando o Art. 10 §1º da Lei 11.788 de 25/11/2008. Observe as normas de estágio do seu curso, e lembre-se que os estágios obrigatórios têm carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

O que devo desenvolver na disciplina de Monografia I?
Nesta disciplina você irá desenvolver o projeto de pesquisa de sua monografia. Deverá buscar um orientador que possa orientá-lo no tema de interesse, assim como obter o aceite de orientação no termo de Confirmação de Orientação de Projeto de TCC. Vale ressaltar que a avaliação do seu aproveitamento na disciplina será realizada pelo professor da disciplina EPS7032 – Monografia I.

O que devo desenvolver na disciplina de Monografia II?
Ao longo da disciplina de Monografia II, você deverá dar continuidade às atividades já iniciadas em Monografia I, desenvolvendo todos os tópicos propostos no projeto de pesquisa. O processo de orientação será conduzido pelo seu orientador. O professor de Monografia II, que é o coordenador de Monografia, será responsável pelas reuniões para fornecer orientações gerais, acompanhar e atender os alunos nas dúvidas relacionadas aos prazos, procedimentos administrativos, agendamento de defesas e demais documentos necessários ao cumprimento desta disciplina.

Na disciplina de Monografia I tinha um professor orientador e agora quero ser orientado por outro professor na disciplina de Monografia II, há algum problema?
Sugerimos fortemente que não altere tema ou orientador entre as disciplinas de Monografia I e Monografia II, pois inevitavelmente você atrasará a finalização do seu trabalho. Em caso de real necessidade, por motivos de força maior, o documento de Confirmação de Orientação de TCC deverá ser assinado pelo novo orientador, já ciente da situação.

Após a defesa em banca, já posso considerar a disciplina cumprida?
Não, após a defesa, você tem um prazo de duas semanas para fazer as modificações propostas pela banca de avaliação e entregar nova versão para análise do seu orientador. Se esta versão for aprovada pelo orientador, você deverá entregar uma cópia física da monografia, nos padrões de diagramação definidos pela UFSC, uma cópia em pdf gravada em CD e o Termo de Conclusão de Monografia devidamente preenchido e assinado por você e seu orientador. Opcionalmente, poderá assinar o Termo de Autorização para Publicação Eletrônica de Trabalho de Conclusão de Curso pela UFSC. Após a entrega da versão final da monografia e dos referidos documentos, o coordenador de Monografia poderá lançar sua nota no sistema.

Onde posso obter estes formulários (Confirmação de Orientação de Projeto de TCC , Termo de Conclusão de Monografia, etc) exigidos nas disciplinas de Monografia I e Monografia II?
Todos os documentos necessários, assim como o modelo de diagramação de trabalhos acadêmicos da UFSC, Regulamento Interno das Monografias de Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas e Programação de Defesas podem ser obtidos via moodle nos seguintes links: http://producaocivil.grad.ufsc.br/monografia/; http://producaoeletrica.grad.ufsc.br/monografia/; http://producaomecanica.grad.ufsc.br/monografia/.

Quais são os prazos de entregas dos documentos exigidos durante a disciplina EPS7032 Monografia II? Onde devo realizar as entregas?
Todas as datas de entregas dos termos e documentos solicitados serão estipuladas no Cronograma de Monografia 2015.1, o qual é divulgado no início do semestre via moodle, bem como enviado pela coordenadoria de monografia. As entregas não poderão ser feitas com atrasos, sob pena de reprovação na disciplina. Algumas entregas deverão ser feitas exclusivamente pelo moodle e outras apenas pessoalmente direto ao coordenador de TCC ou por procuração em caso de ausência, conforme orientado no cronograma.