INTEGRALIZAÇÃO DO CURRÍCULO E COLAÇÃO DE GRAU

Como posso saber se estou apto a colar grau?

Verifique no seu controle curricular se você cursou todas as disciplinas obrigatórias e o número de créditos mínimo de optativas. Além disso, é preciso que conste sua participação ou dispensa no ENADE. A carga horária de optativas é diferente para cada curso e currículo (1999.1 e 2007). Assim, para o currículo 2007.1, é necessário que o aluno cumpra em optativas, dentre aquelas listadas no currículo do seu curso: i) 180 horas no curso de produção elétrica; ii) 36 horas no curso de produção civil e; iii) 144 horas no curso de produção mecânica. Para o currículo 1999.1, a carga de optativas para os três cursos é de 90 horas.

Como solicito a colação de grau?

Após integralizado o currículo, ou seja, estando aprovado em todas as disciplinas, com as notas devidamente registradas no histórico, e cumprido as exigências do ENADE, é possível solicitar colação de grau. Para tanto é preciso dirigir-se à secretaria e entregar o formulário para obtenção de diploma com todos os demais documentos exigidos. Lembre-se que o aluno deve ter entregado todos os relatórios de Estágio Não-Obrigatório (RAENO).

Posso antecipar minha colação de grau?

Sim, caso já tenha integralizado o currículo do curso, mas somente nos casos em que o diploma é exigido na contratação de emprego ou pelo programa de pós-graduação, no qual o aluno foi aprovado. Neste caso, é preciso abrir processo na Coordenadoria do Curso solicitando Colação de Grau em Gabinete e anexando todos os documentos necessários à colação de grau, juntamente com uma carta de solicitação e ofício da empresa ou do programa de pós-graduação que comprove a exigência da colação de grau para contratação ou para ingresso, respectivamente.

Não realizei os exames do ENADE e não fui dispensado, posso colar grau?

Não, a realização do ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela UFSC. Maiores informações, sobre o ENADE consulte http://portal.inep.gov.br/enade; Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007; Portaria Normativa nº 08 de 14 de março de 2014.