O Departamento

1. HISTÓRICO

A Engenharia de Produção começou a ser individualizada na UFSC a partir de 1969, quando da criação do mestrado na Escola de Engenharia Industrial, através das áreas de concentração em Engenharia Industrial e Gerência da Produção. No início dos anos 70 foi criado o Departamento de Engenharia Industrial que no final da década recebeu a sua denominação atual. Em 1979 foram criadas na UFSC, em nível de graduação, as habilitações em Engenharia de Produção nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica.
Em 1972 foi formalizado o curso de pós-graduação em Engenharia Industrial, em nível de mestrado, que, desde 1977, tem a denominação de Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. O doutorado passou a ser oferecido em 1989.
Nos 45 anos de funcionamento do Departamento de Engenharia de Produção, já foram diplomados mais de 1000 alunos de graduação, mais de 4000 dissertações de mestrado e mais de 400 teses de doutorado.

2. ÁREA DE ATUAÇÃO

A Engenharia de Produção está associada à fabricação de bens e à prestação de serviços, abarcando um grande espectro de aplicações. Possui interfaces importantes com todos os demais ramos de engenharia, bem como com várias áreas de conhecimento que interferem horizontalmente nos sistemas produtivos, como administração, economia, contabilidade, psicologia, informática e estatística, dentre outras. Utiliza metodologias predominantemente quantitativas de planejamento e projeto para implementação de sistemas de produção, buscando, através de uma adequada integração de pessoas, materiais e equipamentos, maximizar a eficácia dos resultados alcançados. O trabalho em equipes multidisciplinares e a abordagem sistêmica constituem-se em características marcantes da Engenharia de Produção. A melhoria da qualidade de bens e serviços e o aumento da produtividade e da competitividade são seus objetivos primordiais e permanentes.

3. CONSTITUIÇÃO DO DEPARTAMENTO

O corpo docente do EPS é formado por professores com titulações de mestrado e doutorado, obtidas nos mais diversos centros de excelência mundiais, localizados em países como França, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal e Espanha, além de instituições brasileiras de renome como FGV, UFRJ, USP e na própria UFSC. O Departamento conta com servidores técnico-administrativos atuando nas atividades da graduação e da pós-graduação, a maioria deles com nível superior.

  • Subchefe do Departamento:
  • Presidente da Câmara de Pesquisa:
  • Presidente da Câmara de Extensão: