MATRÍCULA

Qual é o período da matrícula?

Os períodos de matrícula são definidos anualmente no calendário acadêmico da UFSC.

Em que turmas devo me matricular?

É importante que a matrícula seja feita para a turma do seu curso. Caso realize matrícula em turma de outro curso, você corre o risco de não conseguir vaga, pois ao ser processada a matrícula, as vagas são alocadas preferencialmente para os alunos do curso para o qual a turma foi oferecida. Isto independe do seu desempenho acadêmico, IAA (índice acadêmico acumulado).

Posso fazer matrícula em disciplinas que não estejam no meu currículo?

Sim, você pode se matricular em qualquer disciplina de qualquer curso da UFSC, desde que cumpra os pré-requisitos destas ou estes pré-requisitos sejam dispensados pelo professor. Estas serão disciplinas também registradas no seu histórico como extracurricular mas não poderão ultrapassar 500 horas.

Caso eu não faça matrícula, o que acontece?

“A não renovação da matrícula ou de seu trancamento nos prazos previstos no Calendário Escolar, será considerada abandono de curso, desfazendo-se o vínculo do aluno com a Universidade” (art. 47 da Resolução No 17/CUn/97). Ou seja, o aluno é automaticamente desligado do curso, independentemente do motivo que o levou a não renovação da matrícula.

Estou com dificuldades de conseguir matrícula em algumas disciplinas, a que isto se deve?

O processo de matrícula é realizado em duas etapas. O preenchimento das vagas é regulamentado pelo artigo 42 resolução No 17/CUn/97, segundo a qual, na renovação de matrícula e no ajuste da mesma, a ordem de prioridade será, respeitado em cada caso o índice de matrícula (IM):

I. aluno regular, do curso em que a turma está alocada, tendo por base o semestre de ingresso via Processo Seletivo;

II. aluno do curso e do turno em que a turma está alocada e que não sofreu reprovação anterior na disciplina requerida;

III. aluno do curso e do turno em que a turma está alocada e que foi anteriormente reprovado, com freqüência suficiente (FS), ou que cancelou a matrícula anteriormente;

IV. aluno do mesmo curso, mas de outro turno e que foi anteriormente reprovado, com freqüência suficiente(FS);

V. aluno do curso e do turno em que a turma está alocada e que foi reprovado anteriormente, com freqüência insuficiente (FI) na disciplina;

VI. aluno de outro curso que possui a disciplina e que não sofreu reprovação anterior na disciplina ou bloco de disciplinas requerido;

VII. aluno de outro curso que possui a disciplina em seu currículo, que foi anteriormente reprovado com freqüência suficiente (FS) na respectiva disciplina ou bloco de disciplinas, ou que cancelou a matrícula anteriormente;

VIII. aluno de outro curso que possui a disciplina em seu currículo e foi anteriormente reprovado com freqüência insuficiente (FI), na respectiva disciplina ou bloco de disciplinas;

IX. outros interessados, conforme estabelecido no art. 49 deste Regulamento.

 

Finalizada a segunda etapa, ainda há como solicitar matrícula em disciplina?

Terminada as etapas de matrícula e de ajuste de matrícula, os alunos que ficaram com algum problema devem comparecer pessoalmente, no período de matrícula em caráter excepcional, na coordenadoria do curso para que seu caso seja analisado. Há um formulário próprio para esta etapa.

Fiz matrícula mas não vou poder cursar este semestre. O que devo fazer?

A resolução prevê que o aluno poderá interromper seus estudos, através de solicitação de trancamento de matrícula, junto à secretaria do Colegiado do Curso. O pedido de trancamento deve ser feito em até 45 (quarenta e cinco) dias corridos do início do período letivo. No entanto, é vedado o trancamento de matrícula no semestre de ingresso ou reingresso nos Cursos de Graduação.

Como faço o trancamento de matrícula?

O trancamento é feito na secretaria da coordenação, mediante apresentação de quitação de débitos com a Biblioteca e o Restaurante Universitário. O período máximo de trancamento de matrícula no curso é de 4 (quatro) semestres.